quarta-feira, 12 de novembro de 2008

Será que meu filho usa drogas?














Seu filho está crescendo, começa a sair, namorar, ter amigos novos e, você percebe mudanças no seu comportamento. O que fazer, como agir, qual a melhor forma de conversar com ele. Será que ele está passando por uma fase difícil ou está se envolvido com drogas?

Como identificar essas mudanças?

A comunicação é peça fundamental na educação em qualquer fase da vida. E, se faz mais importante durante adolescência. “Conhecer os filhos para saber reconhecer seu comportamento é extremamente importante” afirma Murilo Battisti, psicólogo e pesquisador da Unifesp.

Os pais precisam saber identificar se as mudanças estão sendo causadas por uma paixão, depressão ou até mesmo uso de drogas. E, se não conseguirem identificar o problema dentro do núcleo familiar é indicado que os pais procurem uma ajuda profissional.

Como prevenir

“Estar presente, ter contato com os amigos dos filhos, os pais dos amigos. Trabalhar habilidades para a vida como auto-estima, mostrar perspectivas diferentes, e ensiná-los fazer escolhas saudáveis são as melhores formas de prevenir tanto o uso de álcool, tabaco como de drogas mais pesadas”, ressalta Battisti.

Nenhum comentário: