sexta-feira, 14 de novembro de 2008

Tipos de Drogas - O álcool.

O quadro atual, é alarmante, diante do desafio de um segmento, principalmente da juventude em busca de substâncias que acabam trazendo dependências físicas e psíquicas. E nos traz uma preocupação maior ainda, quando se fala em droga, pensar-se apenas em maconha e cocaína. Lamentavelmente há um desvio da atenção de todos para esse aspecto muito perigoso. Esquecemos no entanto, que outras drogas são tão perigosas quanto a maconha e a cocaína. Estão em pleno uso, livre consumo em toda e qualquer comunidade, criando dependência que aniquila.

Portanto o uso abusivo do álcool, da inocente "cervejinha" é uma droga. O consumo moderado de bebidas alcoólicas, reuniões, encontros e mesmo nas refeições é um hábito bem aceito e até estimulado pela sociedade. São elas usadas como um relaxante social, para esquecer as preocupações, fugir às tensões da vida e, na classe pobre, serve para agüentar a fome, suportar as condições subumanas a que vivem.

O grande problema do consumo de bebida alcoólica é o fato de algumas pessoas passar do consumo social e moderado para o consumo habitual e diário, tais pessoas bebem mesmo sozinhas e em horas impróprias. O organismo torna-se tolerante ao álcool, exigindo quantidades cada vez maiores para obter os mesmos efeitos. O excesso de álcool, acompanhado de má alimentação ocasionam a falta de vitaminas, podendo facilitar o aparecimento de lesões nos nervos e no cérebro. Este estado pode progredir até levar o indivíduo a uma psicose, caracterizada por alucinações (Delirium Tremens) e à morte. Juntamente com o câncer, as endemias, doenças mentais e do coração, o alcoolismo é uma preocupação, pois no entender de algumas pessoas, o alcoolismo deveria ser a primeira enfermidade a ser combatida, porque ela não prejudica apenas a pessoa afetada.

Nenhum comentário: